Respostas

2013-10-24T22:07:35-02:00
Gil Vicente: autor de peças teatrais conhecidas com Farsa(peças engraçadas e breves de um só ato) e Auto( peças de assuntos religiosos apresentadas de forma séria ou cômica, tendo como principal objetivo divertir, moralizar e difundir a fé cristã), procurava reatar a relação entre Deus e o homem. Suas peças eram de acordo com a vida das pessoas, seu teatro era profano e criticava o clero, a nobreza e o povo, condenando a luxúria  e os abusos dos padres. Algumas de suas obras são: O monólogo do vaqueiro, Trilogia da Barca( do Inferno, da Glória e do Purgatório), Auto da Índia, Auto da Lusitânia, Auto da Alma,Velho da horta, Farsa de Inês Pereira. 

Classicismo tem o marco inicial com o retorno de Sá de Miranda da Itália para Portugal em 1527. suas principais características são: antropocentrismo( homem  no centro do universo); racionalismo; equilíbrio; clareza e linearidade; presença de seres mitológicos greco-romanos; supervalorização do belo; etc.
Alguns autores se destacaram no Classicismo português, como Sá de Miranda e Antônio Ferreira.
A literatura: poesia lírica e épica;
Pintura e escultura: Leonardo da Vinci e Michelangelo; o pensador político Nicolau Maquiavel e os escritores Miguel de Cervantes Saavedra, autor de Dom Quixote de la Mancha, Luís Vaz de Camões, autor de Os lusíadas, e William Shakespeare, de Romeu e Julieta( foi inserido na escola literária conhecida como Maneirismo, que se situa entre o Classicismo e o Barroco.