Respostas

2013-10-25T14:26:31-02:00
A resenha é um estilo literário em que se propõe a construção de relações entre as propriedades de um objeto analisado, descrevendo-o e enumerando aspectos considerados relevantes sobre ele. No jornalismo, é utilizado como forma de prestação de serviço. É texto de origem opinativa e, portanto, reúne comentários de origem pessoal e julgamentos do resenhador sobre o valor do que é analisado. 

O objeto resenhado pode ser de qualquer natureza: um romance, um filme, um álbum, uma peça de teatroou mesmo um jogo de futebol. Uma resenha pode ser "descritiva" ou "crítica". 

Resenha Crítica é a apresentação do conteúdo de uma obra, acompanhada de uma avaliação crítica. Expõe-se claramente e com certos detalhes o conteúdo da obra, o propósito da obra e o método que segue para posteriormente desenvolver uma apreciação crítica do conteúdo, da disposição das partes, do método, de sua forma ou estilo e, se for o caso, da apresentação tipográfica, formulando um conceito do livro. 

A resenha crítica consiste na leitura, resumo e comentário crítico de um livro ou texto. Para a elaboração do comentário crítico, utilizam-se opiniões de diversos autores da comunidade científica em relação as defendidas pelo autor e se estabelece todo tipo de comparação com os enfoques, métodos de investigação e formas de exposição de outros autores e até mesmo de seus produtos e serviços. 

A resenha crítica apresenta as seguintes exigências: 

1. Conhecimento completo da obra, não deve se limitar à leitura do índice, prefácio e de um ou outro capítulo. 

2. Competência na matéria exposta no livro, bem como a respeito do método empregado. 

3. Capacidade de juízo crítico para distinguir claramente o essencial do supérfluo. 

4. Independência de juízo; o que importa não é saber se as conclusões do autor coincidem com as nossas opiniões, mas se foram deduzidas corretamente. 

5. Correção e urbanidade; respeitando sempre a pessoa do autor e suas intenções. 
6. Fidelidade ao pensamento do autor, não falsificando suas opiniões, mas assimilando com exatidão suas idéias, para examinar cuidadosamente e com acerto sua posição. 
Espero ter ajudado...