Durkheim buscava entender a sociedade a partir de uma abordagem positivista-funcionalista. Entre outras coisas, ele procurava entender a pressão sociedade exercia sobre os indivíduos. Leia a reportagem a seguir que serve como exemplo disso:
Menina pasquitanesa ferida por talibãs é levada para o Reino Unido
Malala Yousufzai ficou conhecida por denunciar a violência em um blog. Após atentado, jovem sobreviveu, mas Talibã ainda a ameaça de morte.
A adolescente paquistanesa Malala Yousafzai, que foi baleada na cabeça pelo Talibã no último dia por fazer críticas ao movimento insurgente em seu blog, receberá tratamento médico na Grã-Bretanha. A informação foi divulgada pelo Exército do Paquistão. Os militares disseram que a garota, de 14 anos, precisa fazer um tratamento longo. O tratamento na Grã-Bretanha será patrocinado pelo governo dos Emirados Árabes. Disponivel em: http://g1.globo.com/mundo/noticia/2012/10/menina-paquistanesa-ferida-por-talibas-e-levada-para-o-runido.html, acessado dia 15/10/12. Analisando a cultura árabe a partir da abordagem de Durkheim, podemos usar o caso citado serve como :

a) Da “mudança por obrigação”, ou seja, a mudança que se faz por força das mudanças exigidas pela sociedade.

b) Da “estrutura de pedra”, nesta concepção, algumas concepções resistem a mudanças, parecendo conceitos de pedra.

c) Da “consciência coletiva”, pois grande parte das coisas que pensamos, fazemos ou queremos não são propriamente nossas. Nossa consciência individual é orientada pela consciência que a nossa sociedade possui –a consciência coletiva.

d) Da “solidariedade vital”, pois todos tem que se ajudar uns aos outros sendo gentis e colaborativos, fazendo doações, etc... ou seja, sendo solidários.

e)Da “auto ajuda”, ou seja, com este conceito Durkheim busca entender como cada pessoa pensa em seus próprios interesses.

2
Durkheim analisava a força que a sociedade exercia sobre os indivíduos, levando-os a conformarem-se com as regras sociais. Dentro da sua análise, a consciência coletiva ocupava um lugar especial, sintetizando os gostos e preferências da sociedade. Mais tarde, a consciência da sociedade formaria minha consciência individual num processo que dava origem a realidade social.
a resposta
Da “consciência coletiva”, pois grande parte das coisas que pensamos, fazemos ou queremos não são propriamente nossas. Nossa consciência individual é orientada pela consciência que a nossa sociedade possui –a consciência coletiva.

Respostas

2013-10-25T23:28:30-02:00
Da “consciência coletiva”, pois grande parte das coisas que pensamos, fazemos ou queremos não são propriamente nossas. Nossa consciência individual é orientada pela consciência que a nossa sociedade possui –a consciência coletiva.
4 5 4
2013-10-26T13:56:19-02:00
C) Da consciência coletiva,´pois,segundo Durkheim é a forma moral vigente na sociedade.ela aparece como conjunto de regras estabelecidas que atribuem valor e delimitam os atos individuais, definindo o que,numa sociedade,é considerado "moral" ,"reprovável"ou "criminoso".

2 5 2