Respostas

2013-10-26T16:29:54-02:00
Metáfora: é uma figura de linguagem mais comum. É um tipo de comparação que não usa nenhum elemento comparativo.
Exemplo: "o amor é fogo"
que usasse elemento de comparação, seria: "o amor é como fogo"
A melhor resposta!
2013-10-27T05:23:38-02:00
Metáfora
Na metáfora há o emprego de um termo por outro dada a relação de semelhança, por exemplo:
''Sua boca é um cadeado / E meu corpo é uma fogueira''
As características do cadeado (fechado) são atribuídos à boca. E a relação entre corpo e fogueira, é de que ambos são quentes.

Comparação
Na comparação, existe um confronto entre elementos que mantém semelhanças entre si. E em sua maioria na comparação, aparece uma conjunção comparativa (igual a, como, assim como...)
Exemplos:
A chuva caia como lágrimas.
Meu coração está igual a um céu cinzento.
Aquele carro era rápido como um avião.
1 5 1