Respostas

A melhor resposta!
2013-10-26T21:18:57-02:00
Número procurado: x
x + x = 30
2    3
mmc (2,3) = 6
3x + 2x = 180
5x = 180
x = 180 : 5
x = 36
Número procurado = 36
2 5 2
Obrigado Cláudia por ter escolhido a minha resposta como a melhor.
por nada
poderia me ajudar em outra questão ?
2013-10-26T21:20:00-02:00
 \frac{x}{2}+ \frac{x}{3} = \frac{30}{1}

Como é uma equação do primeiro grau já tira o m.m.c de (2,3) = 6

 \frac{3x+2x}{6} = \frac{30}{1} ~~~\to~~5x=180~~x= \frac{180}{5} ~~\boxed{x=36}
1 5 1