Respostas

2013-10-27T14:51:47-02:00
Sociedade Espartana.
Em Esparta a sociedade era dividida em camadas sociais onde havia pouca mobilidade. A sociedade esta composta da seguinte forma:
Esparciatas: Eram os cidadãos de Esparta. Filhos de pais e mães espartanos, haviam recebido a educação espartana ( A educação espartana visava a formação de bons soldados e cidadãos leais, privilegiando a preparação física e militar); os meninos aos sete anos de idade eram entregues ao estado, que procuravam fazer deles soldados obedientes e resistentes a qualquer tipo de tarefa.
As mulheres também recebiam, desde a infância, um rigoroso treinamento físico e psicológico, para ficar saudável e gerar filhos "cuidar do patrimônio familiar".

Atenas
A sociedade ateniense estava dividida em : Eupátridas ou "bem-nascidos", ou seja, membros da aristocracia que podiam reivindicar ancestrais prestigiosos; georgói ou camponeses; e demiurgói, ou artesão. Estes três grandes grupos compunham a classe dos cidadãos.
 Cidadãos em Atenas era considerado cidadão o homem livre, maior de 18 anos, filho de pai e mãe atenienses. Os cidadãos tinham o direito de adquirir terras e de participar do governo da cidade.

Espero ter ajudado.
Obs: As palavras georgói e demiurgói estão corretas apesar de serem estranhas.  
 
1 5 1