Respostas

2013-10-27T23:31:29-02:00
Extrativismo vegetal:

No Nordeste, há quatro paisagens naturais diferentes: o Meio-Norte, prolongamento da Amazônia; o Sertão, que corresponde à área mais seca; a Zona da Mata, que ocorre nos trechos mais úmidos no litoral e finalmente, o Agreste, transição entre os dois últimos.

Na Zona da Mata a cana-de-açúcar é a atividade dominante desde 1530, quando foi introduzida. O clima tropical e o solo massapé propícios favoreceram a implantação da cultura. Na região destacam-se também o fumo e o cacau no sul da Bahia, cultivado com sombreamento da bananeira.

A monocultura de fumo e soja, além da criação de caprinos e ovinos, estão entre as principais agropecuárias desenvolvidas no Agreste.

O Sertão é marcado pelo latifúndio e pela pecuária. Nas "Bocas do Sertão", ilhas úmidas, encontramos a subsistência. A atividade agrícola de mercado é o algodão. Ali se cultiva também cebola e vinha.

Na sub-região do Meio-Norte destacam-se o extrativismo vegetal (madeira, babaçu e carnaúba), a pecuária extensiva e as lavouras de algodão e arroz.

extrativismo mineral:

Gipsita, magnesita, xelita (tugstenio), sol gema, amianto, cobre, chumbo , cromo.

O nordeste é a principal região produtora de sal marinho.
Produção de petroleo ( reconcavo baiano) d gás natural
energia hidreletrica (usina de Paulo Afonso) no Rio São Francisco.
18 4 18