Respostas

2013-10-29T13:56:34-02:00
O Oriente Médio está sobre uma dobra tectônica que se inicia na Mesopotâmia e se prolonga até o Golfo Pérsico. Nela, encontra-se uma magnífica reserva de petróleo, que representa 60% das reservas mundiais desse minério.
Os principais países exportadores de petróleo são: Arábia Saudita, Iraque, Irã, Kuwait, Bahrein, Qatar e Emirados Árabes Unidos. As elevadas rendas per capita do Kuwait e da Árabia Saudita revelam que esses países obtêm muito lucro com a venda de petróleo. O petróleo é uma riqueza estranha ao Oriente Médio. Suas nações, por vezes ricas, possuem uma população miserável. O homem comum não é beneficiado com os lucros obtidos pelos governos com o mineral. A população dos países é, em geral, pobre, fato que decorre da má distribuição de renda. Os países exportadores de petróleo formam a OPEP (Organização dos Países Exportadores de Petróleo), hoje formada pels países: Arábia Saudita, Argélia, Emirados Árabes Unidos, Indonésia, Irã, Iraque, Kuwait, Líbia, Nigéria, Qatar e Venezuela.
A melhor resposta!
2013-10-29T14:00:12-02:00
Economicamente, a região desperta grande interesse mundial por sua magnífica reserva petrolífera, que fornece 1/3 do petróleo total consumido do mundo. Essa reserva encontra-se na dobra tectônica que se inicia na Mesopotâmia e se prolonga pelo golfo Pérsico (rio tigre e eufrates) constituindo-se na mais importante área mundial de produção, exportação e reserva de petróleo. A diversidade cultural entre os habitantes do Oriente Médio é enorme, fator responsável pelos conflitos nessa região. religioes predominantes:islamismo,judaismo e cristianismo,no islamismo sao 2 tipos (xiitas e sunitas) xiitas nao aceitam os prncipios do ocidente(capitalismo feminismo individualismo) e os sunitas sao abertos ao ocidente. outra causa de conflitos: questao territorial (petroleo) e a agua pois no orient medio tem maior quantidade de aguas,ou seja Causas de conflitos: religião,questao territoriasl e agua!
2 5 2
A diversidade cultural entre os habitantes do Oriente Médio é enorme, fator responsável pelos conflitos nessa região.
religioes predominantes:islamismo,judaismo e cristianismo,no islamismo sao 2 tipos (xiitas e sunitas) xiitas nao aceitam os prncipios do ocidente(capitalismo feminismo individualismo) e os sunitas sao abertos ao ocidente
outra causa de conflitos: questao territorial (petroleo) e a agua pois no orient medio tem maior quantidade de aguas,ou seja Causas de conflitos: religião,questao territoriasl e agua