A figura abaixo representa um circuito elétrico simples de corrente contínua.
A figura está em anexo.

Determine:
a) a intensidade de corrente elétrica que percorre esse circuito;
Gabarito: i = 0,27 A
b) a diferença de potencial entre os pontos A e B.
Gabarito: V = 2,7 V

Observação: Estou em dúvidas na questão de quem são os resistores, a força eletromotriz, por favor, quem responder, por favor, demonstre todo o desenvolvimento da questão.

1
Comentário foi eliminado
HAHA, valeu DexteR , tô no aguardo!

Respostas

A melhor resposta!
2013-10-30T20:55:11-02:00
A primeira coisa que temos que fazer é escolher um sentido para a corrente. Eu escolhi o sentido horário. Por convenção, quando a corrente passa por um resistor, seu produto R.i tem sinal positivo; quando ela passa por um gerador entrando pelo polo positivo, também tem sinal positivo, e quando entra pelo polo negativo (risquinho menor) esse produto tem sinal negativo.Vai ficar mais fácil de visualizar quando fizermos os cálculos, lembrando que a corrente vai percorrendo o circuito no sentido horário e vai "ganhando" ou "perdendo" tensão, conforme explicado anteriormente.
Em volts:
-6+0,5.i+3+0,5i+3i+2i+2i+3i=0-3+11i=0 ---> i=3/11 A ou 0,27 A
Para calcular a diferença de potencial, é preciso escolher um caminho no circuito que vá de A até B e então fazer o cálculo da tensão.Escolhi o que aparentemente parece mais longo:3i+2i+2i+3i=10i=10.0,27=2,7 V
Quanto à força eletromotriz, é assim: quando a corrente entra pelo polo positivo do gerador, é eletromotriz. Quando entra pelo negativo, é força contraeletromotiz.
Os resistores são os risquinhos em zigue-e-zague.

Ok?
Qualquer coisa, avisa aí!
2 5 2
Muito Obrigado Vestibulanda, estou satisfeito, agradecido!
Vestibulanda, se eu escolhesse o caminho mais curto para determinar a diferença de potencial, como ficaria ?
Comentário foi eliminado
De nada :) E olha Daniel, caso o seu material não esteja muito claro sobre esse assunto, eu te recomendo o site Física e Vestibular. Tem tudo super explicadinho lá; se eu dependesse das minhas apostilas não ia ter aprendido isso jamais...