Respostas

2013-10-29T18:51:36-02:00
Marx, que vê a contradição e o conflito como elementos essenciais na sociedade, tem como preocupação central compreender o indivíduo e suas ações. Para ele, a sociedade existe concretamente, mas não é algo externo e acima das pessoas, e sim o conjunto das ações dos indivíduos relacionando-se reciprocamente. Weber parte dos indivíduos e suas motivações, pretende compreender a sociedade como um todo.
Seu conceito básico é o da ação social como algo homogênea. Podemos entender a ação social como o ato de se comunicar, de se relacionar, tendo alguma orientação quanto às ações dos outros.
Weber divide essas ações sociais em 4 tipos
          Ação tradicional: tendo por base um costume arraigado. Por exemplo: eu quero fazer uma universidade porque meus pais fizeram.
          Ação afetiva: tendo por base os sentimentos de qualquer ordem. Por exemplo: eu quero fazer uma universidade porque eu gosto de estudar.
         Ação racional com relação a valores: tendo por base valores fundamentados nas convicções. Por exemplo: Eu quero fazer uma universidade porque eu acredito que é minha missão.
        Ação racional com relação a fins: tendo por base a relação entre os meios e os fins. Por exemplo: Eu quero fazer uma universidade porque quero ser um excelente profissional.
Concluímos que para ele, as normas, costumes e regras sociais não são algo externo ao indivíduo, mas estão internalizados, e, com base no que o indivíduo traz dentro de si, escolhe suas condutas e comportamentos.




1 3 1