Respostas

2013-10-29T19:26:16-02:00
Primeiro devemos montar o sistema de equações:
x= idade do filho
y= idade do pai
3x=y         y=-3x
x-y.2=72

Assim resolvemos a equação pelo método de substituição:
x-3x.2=72
-2x.2=72
-4x=72
x=72/4
x= 18

y=-3.18
y=54

Logo, o filho tem 18 anos e seu pai 54 anos.
1 5 1
A melhor resposta!
  • Usuário do Brainly
2013-10-29T20:27:18-02:00
P = 3*F
2*( P - F ) = 72
-----------------
pelo metodo da substituição:
2*(3.F - F ) = 72
6F - 2F = 72
4F = 72
F = 72/4
F = 18-------idade do filho

pelo metodo da substituição, achando a idade do pai:

P = 3*F
P = 3*18
P = 54--------idade do pai.
1 5 1