Entre as teses liberais está a defesa da livre concorrência, o poder da iniciativa privada para buscar a realização de um interesse particular. A igualdade se coloca como uma questão jurídica perante o Estado e cabe ao exercício da cidadania a garantia dos direitos de todos. O Materialismo Histórico faz uma crítica ao liberalismo nesse sentido, considerando a democracia liberal uma farsa. Isto se justifica:

a-
Pela liberdade que os homens têm de admitir o interesse pessoal acima do coletivo, assim, a democracia liberal sempre representará a vontade de todos.

b-
A propriedade privada diferencia os homens e é legitimada em uma sociedade liberal. Dessa forma, o Materialismo Histórico condena a vida na sociedade capitalista, já que tudo é obtido na condição de mercadoria.

c-
Porque o Materialismo Histórico valoriza a igualdade material plena, secundarizando o ser humano e o desenvolvimento de suas potencialidades pessoais.

d-
Os interesses coletivos se sobressaem aos interesses pessoais no liberalismo, o que leva à organização das instituições jurídicas.

1

Respostas

2013-10-30T15:53:38-02:00
B- A propriedade privada diferencia os homens e é legitimada em uma sociedade liberal. Dessa forma, o Materialismo Histórico condena a vida na sociedade capitalista, já que tudo é obtido na condição de mercadoria.

1 1 1