Sobre o debate entre aceitar irrestritamente as diversidades sócio-culturais e a não aceitar ou não tolerar certas práticas e rituais de alguns povos, antropólogos contemporâneos admitem a necessidade de se fortalecer os direitos humanos universais, cada vez mais, em todos os povos. A partir desse pressuposto, assinale a alternativa correta:
1 - Faz-se necessário combater os rituais de povos que insistem em preservar costumes exóticos (estranhos), pois estes ferem os direitos humanos universais
2 - É preciso que se afirmem os direitos humanos nas diferentes sociedades, ainda que estes confrontem certos valores e práticas culturalmente aceitas 3 - Nenhum povo ou sociedade deverá, no futuro, preservar crenças e práticas que não estejam definidas na forma de lei, a fim de que possam ser submetidas a julgamento em caso de prejuízos ou danos 4 - Compete a todas as sociedades unirem-se em torno de uma cultura universal, única, capaz de assegurar uma mesma visão de mundo e um mesmo estilo de vida a todos os indivíduos 5 - O debate em torno dos direitos universais do homem vem na contramão do relativismo cultural, uma vez que impede os povos de preservarem suas especificidades sócio-culturais

2

Respostas

A melhor resposta!
2013-04-06T20:26:08-03:00

acredito que a alternativa certa é a 2 (É preciso que se afirmem os direitos humanos nas diferentes sociedades, ainda que estes confrontem certos valores e práticas culturalmente aceitas).

 

afinal, segundo o enunciado,"antropólogos contemporâneos admitem a necessidade de se fortalecer os direitos humanos universais, cada vez mais, em todos os povos".

 

 

 

17 2 17
2013-04-07T18:23:37-03:00

alternativa 2

 É preciso que se afirmem os direitos humanos nas diferentes sociedades, ainda que estes confrontem certos valores e práticas culturalmente aceitas

3 1 3