Oque é reginalizar

Porque regionalizar

Quais os objetivos

Regionalização oficial do brasil

Processos de regionalização pelo qual o brasil passou

Divisoes de 1938 á 1990

Os complexos regionais a regioes geoconomicas

As regioes do Brasil segundo Milton Santos

1

Respostas

2013-10-31T14:21:01-02:00
Regionalizar é o mesmo que dividir um território, ou descentralizar. Qualquer espaço pode ser regionalizado, isto é dividi-lo um país, uma outra região, um estado que apresentam características semelhantes em termos naturais, socieconômicos, etc. 

Para garantir uma melhor administração política e um bom desenvolvimento geoeconômico, facilita o planejamento e a organização de um território.

A regionalização, proposta em 1969, foi elaborada pelo IBGE, e sua implantação efetiva vigorou a partir de 1° de janeiro de 1970. Para consolidar a divisão do país, o IBGE tomou como base os aspectos naturais, embora tenha levado em conta os fatores humanos ao formar o Sudeste.  As regiões criadas foram : a Região Sul, Região Norte, a Região Nordeste, a Região Centro-Oeste e a Região Sudeste.

As primeiras propostas de divisão regional do Brasil baseavam-se nas diferenças da paisagem natural. Atualmente, pom, não faz mais sentido elaborar uma divisão regional que não leve em conta as alterações da paisagem produzidas pelo homem.Por isso, a divio oficial do Brasil em regiões baseia-se principalmente nas características humanas e econômicas do território nacional.

  Em 1942, o IBGE fez sua primeira regionalização, e como critérios estabelecidos utilizaram os elementos naturais ou físicos. Assim, a primeira divisão regional do Brasil ficaram em cinco  regiões: Norte, Nordeste, Leste, Sul e Centro-Oeste. Mas essa regionalização não correspondia a realidade, pois, foram utilizadas fronteiras administrativas entre os estados brasileiros. A partir destas analises, em 1970, foi novamente regionalizado o espaço brasileiro, ligado agora aos aspectos históricos econômicos e sociais. Nesta etapa foi eliminado o Leste e acrescentado à região Sudeste. O Mato Grosso foi dividido e surgiu o estado do Mato Grosso do Sul, em 1977.Em 1988, o estado de Goiás também foi dividido e deu origem ao estado do Tocantins. Goiás era e é um estado da região Centro Oeste, mas Tocantins passou a integrar a região Norte. Com o fim dos territórios nacionais, Amapá, Rondônia e Roraima foram elevados à categoria de estados nacionais e Fernando de Noronha, que era território, passou a pertencer ao estado de Pernambuco, em 1988.Em 1974, o governo militar unifica os estados do Rio de Janeiro e Guanabara, formando o atual estado do Rio de Janeiro.

Pedro Pinchas Geiger propôs a divisão regional do Brasil, utilizando como critério características históricas e econômicas em 1967. Assim o Brasil poderia ser dividido em três regiões geoeconômicas: Centro-Sul, Nordeste e Amazônia. Esta divisão em complexos regionais não considera as divisões administrativas dos estados brasileiros. A Região Centro-Sul é a de maior concentração populacional e a mais desenvolvida economicamente. O Nordeste é o conjunto espacial de ocupação mais antigo do Brasil, e a Amazônia representa a região menos povoada.

Região Concentrada: formada pelas atuais regiões Sudeste e Sul. Região Centro-Oeste: formada pela atual região Centro-Oeste e mais o estado de Tocantins. Região Nordeste: formada pela atual região Nordeste. Região da Amazônia: formada pela atual região Norte, com exceção de Tocantins.
 
21 4 21