uma sequencia numérica segue a lei An=3n+5, para todo n pertencente N*. Uma outra sequencia numérica é uma P.G de razão1/3 e tem seu primeiro termo igual a 3. A soma do quarto termo da primeira sequencia com o quinto termo da segunda sequencia é igal a:

a)17

b)17/27

c)28/27

d)460/27

e01378/81

2

Respostas

2013-04-07T00:30:59-03:00

 

o quarto termo da lei será :  A(4) = 3.4+5 = 17

 

na PG :   A1 = 3         A2 = (3).1/3 = 1     A3 = 1 . 1/3 = 1/3     

 A4 = (1/3) .(1/3) = 1/9    A5 = (1/9).(1/3) = 1/27

 

 

então

17+ 1/27  fazendo mmc(27,1)

 

459/27 + 1/27

 

460/27  (d)

 

 

 

1 3 1
A melhor resposta!
  • Usuário do Brainly
2013-04-07T00:32:12-03:00

Esta é uma Resposta Verificada

As Respostas verificadas contém informações confiáveis, garantidas por um time de especialistas escolhido a dedo. O Brainly tem milhões de respostas de alta qualidade, todas cuidadosamente moderadas pela nossa comunidade de membros, e respostas verificadas são as melhores de todas.

1° sequência => An=3n+5

                               A4 = 3(4) + 5

                               A4 = 12 + 5

                               A4 = 17

 

2° sequência => 

Fórmula da PG = an = a1 * q^{(n-1)}

 

                                a5 = 3 * (\frac{1}{3})^{5-1}

 

                                a5 = 3* \frac{1}{81}

 

                                 a5 = \frac{3}{81}

 

_____________________

17 + \frac{3}{81}

 

\frac{1377+3}{81} = \frac{1380}{81} = \frac{460}{27}

 

Alternativa D

1 5 1