Respostas

2013-11-01T12:02:51-02:00
Pessimismo: desvalorização da vida e visão depressiva da existência. As pinturas revelam tristeza; os textos têm caráter melancólico.
Contraste: tendência de aproximação entre valores antagônicos, como o velho e o novo, o claro e o escuro, o céu e a terra, o espiritual e o terreno (uso de antíteses nos textos).
Conflito permanente entre razão e fé.
Fusionismo: fusão entre as perspectivas renascentista e medieval. Na pintura, expressa-se, principalmente, pelo contraste entre luz e sombra; na literatura, buscava associar o racional e o irracional, a fé e a razão, o místico e o lógico.
Feísmo: exploração da miséria humana, abandonando o culto renascentista ao belo, ao esteticamente agradável ao olhar ou à audição; às vezes, chegava a desviar-se para o feio e repugnante.
Rebuscamento: arte excessivamente trabalhada, trejeitosa, com meneios abusivos. Os textos abusavam de antíteses e hipérbatos, tornando a leitura difícil.
1 1 1
2013-11-01T15:42:30-02:00
* emocional sobre o racional; seu propósito é impressionar os sentidos do observador, baseando-se no princípio segundo o qual a fé deveria ser atingida através dos sentidos e da emoção e não apenas pelo raciocínio.
* busca de efeitos decorativos e visuais, através de curvas, contracurvas, colunas retorcidas;
* entrelaçamento entre a arquitetura e escultura;
* violentos contrastes de luz e sombra;
* pintura com efeitos ilusionistas, dando-nos às vezes a impressão de ver o céu, tal a aparência de profundidade conseguida.