Para compreender o que vem a ser uma escola democrática, uma primeira abordagem que se faz necessária é entender o significado do termo democracia. De um modo simples, Cunha (1991) define o termo como um “conjunto de procedimento para a formação de decisões coletivas, em que está prevista e facilitada a participação mais ampla possível dos interesses”.Analisando o texto acima, escolha a assertiva que caracteriza a escola pública como democrática.( 1 )A escola se pauta somente nos resultados das avaliações oficiais. ( 2 )A comunidade escolar trabalha a partir de decisões coletivas e participação popular.
( 3 )Os interesses coletivos não são debatidos na escola.( 4 )Os direitos à voz e ao voto são exclusivos dos gestores e professores da escola.( 5 )As decisões escolares devem ser apresentadas à comunidade, mas não discutidas.

2

Respostas

2013-11-01T13:04:51-02:00
Resposta correta : (2)A comunidade escolar trabalha a partir de decisões coletivas e participação popular.  
1 4 1
2013-11-01T13:22:58-02:00
Segundo Cunha, o termo democracia e um conjunto de procedimentos em que a solucao e tomada por todos os envolvidos como professores, funcionarios, alunos e seus pais. Tendo como base essa definicao a opcao mais logica, e a que ilustra muito bem o que Cunha define, e a de numero 2.
"A comunidade escolar trabalha a partir de decisoes coletivas e participacao popular", ou seja, a escola trabalha a partir da decisao de um todo, e exige/permite a populacao da sociedade.

1- apesar de parecer correta, uma escola democratica nao deve se limitar a resultados de avaliacoes feitas pelo orgao central. 
3- vai totalmente contra o que Cunha afirma no texto, pois quando alguem bloqueia a interacao de um orgao exterior, com o orgao interior, esse sistema esta entrando na esfera ditatorial. 
4- nao, pois a democracia permite a opiniao da sociedade, os alunos de uma escola tem direito a voz quando unidos, um exemplo sao os abaixo assinado organizados por alunos, etc. 
5- as decisoes devem sim ser apresentadas para a comunidade, e com certeza devem ser debatidas ate mesmo para que a escola tenha um feedback para saber se o que estao fazendo esta certo, ou nao.