Respostas

A melhor resposta!
2013-11-02T12:24:11-02:00
P1.V1/ T1 = P2.V2/ T2

P é a pressão
V é o volume 
T é a temperatura em kelvin (k)

Não há variação da pressão.. logo, a pressão é de 1 atm

1.5/280 = 1.V2/ 290        Observe que eu transformei a temperatura de ºC para K aplicando a seguinte fórmula:  Tºc + 273= Tk

Agora... só é fazer meio pelos extremos:

5.1.290= 1.280.v2

V= 1450/ 280
V= 5,178


Espero ter ajudado ;)

1 5 1
2013-11-02T12:24:35-02:00
V´= 5l
T´= 280 k
V"= ?
T"= 17°C (transformamos então para graus Kelvin) K= °C + 273
                                                                         K= 17 + 273
                                                                         K= 290
Agora vamos a equação:
  
            v´/t´ = v"/ t"
          5                 v"                                                   1450
      ----------    =   ----------             280v= 1450        v =   --------------    v = 5,1
        280              290                                                   280

A transformação é isobárica, pois não houve variação de pressão.



1 5 1