Interprete essa frase de Voltaire " posso não concordar com nenhuma das palavras que você diz. mas defenderei até a morte seu direito de dizê-las"

E essa frase de Montesquieu " a lei é uma relação necessária que decorre da natureza das coisas"

2

Respostas

2013-11-02T14:17:10-02:00
Voltaire expressa o direito filosófico de se expressar a partir de qualquer opinião. A filosofia não tem uma verdade absoluta, portanto não podemos reprimir algo que outra pessoa diz só por ser de opinião diferente da nossa. Se não sabemos qual é a verdade absoluta, não podemos negar que a opinião do outro seja verdadeira.

Para Montesquieu, a organização das leis e do governo é um destino certo dos cursos tomados pela sociedade desde seu estado primitivo. Em um sistema natural, sem elaboração de leis e normas, a sociedade veria seus limites reduzidos por ela própria de forma prejudicial e destrutiva, a negação de certas liberdades individuais para a criação de consenso para o bem comum é algo crucial para o desenvolvimento coletivo.
8 4 8
Não costumo fazer comentários,mas a resposta está excelente.Muito obrigado Fábio.
Eu que agradeço pelo comentário.
2013-11-02T14:21:49-02:00
Voltaire diz que todos tem o direito de se expressar...
Montesquieu quer dizer que mesmo que a Lei não seja em prol do bem, precisa existir e já é de natureza de tudo, é uma essencia
1 4 1