Respostas

2013-04-07T18:22:40-03:00

Esta é uma Resposta Verificada

×
As Respostas verificadas contém informações confiáveis, garantidas por um time de especialistas escolhido a dedo. O Brainly tem milhões de respostas de alta qualidade, todas cuidadosamente moderadas pela nossa comunidade de membros, e respostas verificadas são as melhores de todas.

Primeiro, o nome do treco: a conjunção não é subordinada. Se ela faz parte de uma oração subordinada, ela é a conjunção subordinativa. Oração subordinada, relembrando, é aquela que complementa o sentido da oração principal e que, solta, não possui sentido. Veja:

 

Quando eu cheguei. (ahãmmm?)

Quando eu cheguei, ele já tinha iso embora (aaaah)

 

Quando é a conjunção subordinativa que une as duas orações em uma relação de tempo. As conjunções subordinativas expressam uma série de circunstâncias:

 

Se eu soubesse explicar a matéria eu iria te ajudar. (a condição para que eu te ajuda é que eu saiba)

Consultei meu livro para te explicar (o motivo de ter consultado o livro é te explicar)

Tô explicando conforme vou lembrando (o jeito de te explicar é conforme eu vou lembrando)

Parei por aqui porque não consigo inventar mais frases... (a razão de eu ter parado a explicação).

 

São as conjunções que fazem a ligação das orações dando o significado. Vou te passar a lista com o nome delas mas se você quiser entender, terá que identificar o sentido em todas as orações que você ler daqui pra frente (a condição para que você aprenda é exercitar em todo texto que passar pelos seus olhos).

 

As conjunções subordinativas podem ser integrantes ou adverbiais. acredito que você não tenha estudado as orações subordinadas substantivas ainda, então não vou analisá-as. As conjunções integrantes são que e se. Espero que você tenha entendido.

As conjunções adverbiais se classificam em causais, comparativas, concessivas, condicionais, conformativas, consecutivas, temporais, proporcionais e finais. Eu espero que você tenha uma lista das conjunções mas, reforço, você precisa ver as frases completas e não apenas uma listinha com "por que, como, já que, visto que".

 

Espero que eu tenha ajudado :)

 

Todas as palavras em negrito são conjunções subordinativas.