Respostas

2013-11-02T17:57:37-02:00
Na Antiguidade, sistemas de medida foram usados no Egito, na Grécia e na Antiga China. As unidades utilizadas para medir uma mesma grandeza física costumavam ser múltiplos ou submúltiplos umas das outras. Entretanto, não pense que tudo foi sempre bonitinho e sem confusões. Os primeiros sistemas de medida eram geralmente baseados nocorpo humano da pessoa mais importante de cada região, como um rei ou governante.
Bem, como é de se imaginar, os governantes não eram (e não são) todos iguais: um mais gordinho, outro mais alto, e isso causava problemas, pois, ao negociar com seus vizinhos que utilizavam padrões de medidas diferentes, era preciso certa adequação das medidas destoantes para, então, chegar a um acordo! Vale a jarda maior ou a menor? E o pé?
Até se atingir os padrões conhecidos atualmente, muitos sistemas foram utilizados. Tal como os sistemas egípcios e gregos, o sistema romano utilizava uma relação de múltiplos e submúltiplos, conforme citado anteriormente. O sistema unificado dos romanos, que expandiram o seu domínio por grande parte da Europa, tinha como unidade de medida o pé de Drusus, que equivalia a 335 mm.
Quando tudo, pelo menos em relação ao sistema de medidas, parecia estar em ordem, o Império Romanoacabou. Com isso, grande parte da população europeia abandonou as cidades e mudou-se para o campo. Trabalhavam em terras alheias e voltaram a utilizar as unidades de medida locais, num verdadeiro retrocesso!
4 3 4