Respostas

2013-04-07T13:29:41-03:00
  BRUN0,     

Lincoln apresentou projeto de lei , mais ou menos em 1848, para a abolição da escravatura na capital federal que não agradou a ninguém, pois a mão-de-obra escrava era muito lucrativa. 

 

A campanha eleitoral deu origem a um conjunto de debates, que abordaram sobretudo o tema da escravatura. Tanto os brancos como dos negros, estavam na cauda desse problema, Os debates não conseguiram fazer com que Lincoln fosse eleito, mas tornaram-no uma figura nacional, Lincoln acabou por ser eleito, menos da metade dos votos dos eleitores, mas com uma grande maioria no Colégio Eleitoral, sendo que no colégio não obteve nenhum voto dos Estados do Sul. Assim foi o 16º Presidente dos Estados Unidos.

Sua capacidade retórica-dialética para com a política de unir esforços e conciliar todos os que estão ao seu redor.

 

Ele não foi nem abolicionista, muito menos um radical na luta contra a escravatura. Mas foi, como acima já havia citado, precisamente a sua moderação e o tom conciliador que lhe permitiu acabar com esse flagelo escravocrata e salvar a União, através da Guerra Civil, pois a escravatura mais tarde ou mais cedo acabaria com a União.

 

Devido todo o contexto histórico, após o fim da guerra, ele se tornou abertamente abolicionista. 

 

ESPERO TER AJUDADO!

1 1 1