Respostas

2013-04-07T13:45:52-03:00

*Abertura do Mar Mediterrâneo para os paises europeus, ja que estava sobre controle turco anteriormente.
*Aumento da "rixa" entre muçulmanos e cristãos
*Maior comércio entre Ocidente e Oriente

22 4 22
2013-04-07T13:49:19-03:00

A primeira foi a criação de um reino cristão, com cede em Jerusalém (1099 a 1291), a crescente importância da Ordem dos Pobres Cavaleiros de Cristo, mais tarde a Ordem dos Templários, bem como dos Hospitalários (ambas as Ordens criadas durante as Cruzadas) e a mobilização dos povos da Europa Ocidental para a "dilatação da Fé".
Esta última consequencia, com o crescendo da influência do Papa, veio a enformar também o ideal dos Descobrimentos quer Portugueses quer Espanhóis. Não se esqueça que a guerra contra os árabes na Peninsula Ibérica, quer de Portugal quer de Castela, Leão , Navarra e Aragão eram consideradas uma Cruzada e como tal havia indulgências iguais ou semelhantes para quem lutasse na Peninsula ou para quem fosse para o Mèdio Oriente.
Se por um lado aprofundaram a hostilidade entre o cristianismo e o Islão, por outro estimularam os contatos económicos e culturais para benefício permanente da civilização européia. O comércio entre a Europa e a Ásia Menor aumentou consideravelmente e a Europa conheceu novos produtos, em especial, o açúcar e o algodão. Os contatos culturais que se estabeleceram entre a Europa e o Oriente tiveram um efeito estimulante no conhecimento ocidental e, até certo ponto, prepararam o caminho para o Renascimento

9 4 9