a) O portão de uma fazenda mede 1, 20 m de comprimento e a ripa, que forma a diagonal, mede 1, 36 m. Qual é a altura do portão?

b) Na figura abaixo, em que altura e encontra o avião em relação ao chão?
Obrigada!!!

2
eu acho que é de 2,56 m de altura a letra A
a B é a mesma que a de baixo eu acho
Não, nada a ver, você só somou o comprimento com a diagonal, isso é Relações Métricas. Más obrigada por tentar!!! :)
dnd, eu ñ sou mt boa em matematica...kkk ^^

Respostas

2013-11-03T18:25:20-02:00
A) Formamos um triangulo e calculamos o valor do outro cateto( é o da altura) pelo teorema de pitágoras. Logo:
1,20^2=x^2+1,36^2
1,44=x^2+1,8496
x^2=1,8496-1,44
x^2= 0,4096
x= \sqrt{0,4096}
x=0,64 ( Então a altura é de 0,64 m)

b) De novo pelo teorema de pitagoras:

5000^2=x^2+30000
25000000=x^2+900000000
x^2=
900000000-25000000
x= 
 \sqrt{} 875000000
x=29,580 m e uns quebrados
2 5 2
A melhor resposta!
2013-11-03T18:51:11-02:00
A) O portão de uma fazenda mede 1, 20 m de comprimento e a ripa, que forma a diagonal, mede 1, 36 m. Qual é a altura do portão?
Usando pitagoras
a²= b²+c²
(1,36)² = (1,20)² + c²
184,96 = 144 +c²
184,96 - 144= c²
c= raiz quadrada de  40,96 = 6,4
A altura do portão é 6,4m

b) Na figura abaixo, em que altura e encontra o avião em relação ao chão?
Usando pitagoras
a²= b²+c²
(5000)² = (3000)² + c²
25000000= 9000000 + c²
25000000-9000000=c²
16000000=c²
c=4000
O avião se encontra a 4000 m de altura
2 5 2