Respostas

2013-04-07T16:14:47-03:00

A realidade cultural brasileira é marcada por uma pluralidade étnica. Por isso, podemos falar em cultura brasileira no plural, usando a expressão “culturas brasileiras”, pois há mais um jeito de ser brasileiro que foi cultivado. As múltiplas dimensões que constituem a cultura brasileira, decorrentes de nosso processo histórico-social alimentam-se em um território com dimensões continentais.

2013-04-07T16:18:59-03:00

Apesar da influência marcante da cultura de matriz européia por força da colonização ibérica em nosso país, a cultura tida como dominante não conseguiu, de todo, apagar as culturas indígena e africana. Muito pelo contrário, o colonizador europeu deixou-se influenciar pela riqueza da pluralidade cultural de índios e negros. No entanto, o modelo de organização implantado pelos portugueses também se fez presente no campo da educação e da cultura.

Apesar desse fato incontestável de que somos, em virtude de nossa formação histórico-social, uma nação multirracial e pluriétnica, de notável diversidade cultural, a escola brasileira ainda não aprendeu a conviver com essa realidade e, por conseguinte, não sabe trabalhar com as crianças e jovens dos estratos sociais mais pobres, constituídos, na sua grande maioria, de negros e mestiços.