Respostas

2013-04-07T18:35:26-03:00
         as atividades economicas

Podemos classificar as atividades econômicas em:
 _ Secundarias: Industriais e de construção civil; 
 _ Terciarias: Comercio, serviços e administração publica;
 _ Urbanas;
 _ Primarias ou rurais: Agricolas, garimpo, pesca artesanal; 
 Atualmente, com os modernos sistemas de transportes e de comunicações, ampliaram-se a industrialização e a oferta de serviços no campo. Nas modernas agroindústrias, as atividades industriais e de serviços empregam mais pessoas do que as atividades agricolas ou primarias.
 O setor industria, ou secundário também vem sofrendo modificações. Até o fim dos anos 1970 e começo dos anos 1980, a maioria dos trabalhadores da industria trabalhavam em linhas de montagem, realizando tarefas mecânicas e repetitivas. Atualmente, as linhas de montagem dessas indústrias tem elevados índices de robotização e informatização da produção, utilizando numero reduzido de trabalhadores.
 As atividades terciárias  empregam um numero crescente de trabalhadores. Assim, a maioria dos empregados das industrias de ponta estão prestando serviços.

 

 As atividades econômicas são então agrupadas em três ramos: agropecuárias, industria e serviços.     
 As condições econômicas refletidas na distribuição da mão-de-obra por atividade econômica, salvo em condições excepcionais, como em áreas desértica e montanhosas, devem ser analisadas sempre tendo como base a agropecuária. A modernização da agropecuaria e induzida por varios fatores: processo de industrialização-urbanizaçao, competitividade no setor exportação, concorrência de produtos importados, necessidade de preservação das condições ecológicas e de utilização racional dos recursos naturais _ desenvolvimento sustentavel.

1 5 1
2013-04-07T20:37:39-03:00

A indústria permanece como a atividade econômica mais concentrada do país, segundo pesquisa elaborada pelo IBGE nos 5.560 municípios do país em 2004. O índice de Gini da atividade é de 0,92. 

No caso do PIB dos municípios, o índice mede o grau de desigualdade existente na distribuição dos municípios segundo o valor adicionado de cada município. O valor varia de zero --quando não há desigualdade-- a um --quando a desigualdade é máxima.

Em 2004, apenas nove municípios concentravam um quarto do valor adicionado da indústria. Com 50 municípios, chegava-se à metade das riquezas geradas por esse setor. Um total de 3.059 municípios responderam, em 2004, por 1% do valor da indústria.

2 4 2