Neste último domingo fiz uma prova para o cargo de auxiliar parlamentar na Prefeitura de Itapecerica da Serra. Pelo gabarito que apareceu hoje no site, fiquei em dúvida numa questão. A questão de no. 05, era: "Assinale a opção em que o vocábulo é paroxítona: a) médico b) baú c) maracujá d) pólen e) saúde" No gabarito, a resposta é a letra d, pólen. Eu marquei como correta a alternativa e, apesar de achar que as alternativas d e e são paroxítonas. Ao meu ver, médico é proparoxítona, baú é oxítona e maracujá é oxítona.Estou equivocada na minha resposta? Preciso sanar minha dúvida rapidamente pois o prazo para recurso é até dia 05, ou seja, amanhã.Obrigada,Jaqueline Shaffer.

2
No gabarito é A?
Eu entendo Já :)

Respostas

2013-11-04T18:29:30-02:00

Esta é uma Resposta Verificada

×
As Respostas verificadas contém informações confiáveis, garantidas por um time de especialistas escolhido a dedo. O Brainly tem milhões de respostas de alta qualidade, todas cuidadosamente moderadas pela nossa comunidade de membros, e respostas verificadas são as melhores de todas.
A alternativa E é um hiato representado pela letra U

Então a alternativa correta é a letra D

Pois é uma paroxítona terminada em N,que no caso são acentuadas na regra da paroxítona,e as paroxítonas NÃO ACENTUADAS são terminadas em A,E,O,EM,EN,

Exemplo:Cármen 
É acentuada por ser da regra de acentuação terminada em N


Espero ter ajudado



2013-11-05T00:33:43-02:00
Você está certinho... pólen e saúde são paroxítonas pois em ambas a sílaba tônica é a penúltima.
Provavelmente, houve um erro de digitação e o que eles realmente queriam perguntar era qual das alternativas era acentuada por ser um paroxítona, ou mais especificamente, qual delas é acentuada segundo a regra das paroxítonas.

Nesse caso a resposta certa seria d.pólen, pois é acentuada por se tratar de uma paroxítona terminada em N.

Saúde é acentuada, mas por outra regra, aquela que diz que devemos acentuar a letra "U" tônica, quando for a segunda letra de um hiato.