Respostas

A melhor resposta!
2013-04-07T18:39:16-03:00

3{-1+12[-13 + 4(1-1/3) - 1] - 1} -------vamos resolver primeiro no parêntese: 
3{-1+12[-13 + 4*2/3 - 1] - 1} -------agora, vamos resolver a multiplicação que está dentro dos colchetes:
3{ -1+12[-13 + 8/3 - 1] - 1} ------- vamos efetuar as operações indicadas dentro dos colchetes (lá mmc = 3): 
3{-1+12[(-39+8-3)/3] - 1}
3{-1+12[-34/3] -1} --------agora, vamos resolver a multiplicação de 12 vezes o que está dentro dos colchetes:

3{-1 +[-408/3] -1} ----veja que 1408/3 = -136 e retirando os colchetes, temos
3{-1 - 408/3 -1} -----resolvendo o que está dentro das chaves e sabendo que o mmc nas chaves = 3, temos: 

3{(-3 - 408 -3)/3}
3{-(414)/3} = 3*(-414)/3 = -1.242/3 = -414 <-----Pronto. Essa é a resposta. 

4 3 4
2013-04-07T19:23:14-03:00

3{-1 + 12 [-13 + 4 (1 - 1/3) - 1] -1}

3{-1 + 12 [-13 + 4 2/3 - 1] -1}

3{-1 + 12 [-13 + 4·2/3 - 1] -1}

3{-1 + 12 [-13 + 8/3 - 1] -1}

3{-1 + 12 [(-39 + 8 - 3)/3] -1}

3{-1 + 12 [-34/3] -1}

3{-1 - 408/3 -1}

3{-1 - 136 -1}

3{-138}

-414

5 4 5