Respostas

2013-11-04T20:20:29-02:00
Clique na pergunta para visualizar a resposta. O que é glicose? O que é sacarose? O que é açúcar? Como as plantas utilizam o açúcar? O açúcar da fruta é melhor do que o açúcar da mesa? Como o açúcar refinado se compara ao açúcar da fruta? Substituir o açúcar por mel é melhor para a saúde? Há diferença entre os açúcares extraídos da beterraba e da cana? Alimentos com alto teor de açúcar, como picolés e balas, são “besteiras”? O açúcar é o verdadeiro responsável pelas cáries? Os alimentos doces engordam mais do que as gorduras? O açúcar pode fazer parte de uma dieta equilibrada? Se sou diabético não posso consumir açúcar, certo? O que são edulcorantes? Os substitutos do açúcar são uma escolha saudável? A competição com os adoçantes artificiais afetou o consumo de açúcar? Existe um adoçante ideal?     O que é glicose?   Glicose, também chamada dextrose, é o hidrato de carbono, ou carboidrato, mais importante. É transportado pela corrente sangüínea (dai o nome “açúcar do sangue”), e é usado pelo organismo como fonte de energia.   A glicose é um monossacarídeo, forma mais simples de açúcar, formada por uma única molécula. Na maioria dos casos, a glicose associa-se a outro monossacarídeo, formando dissacarídeos (como a sacarose), ou associa-se a outras moléculas de glicose, formando hidratos de carbono mais complexos como o amido. Nosso organismo obtém glicose ao digerir hidratos de carbono simples e complexos.   O que é sacarose?   Sacarose é um dissacarídeo que consiste em uma molécula de glicose e uma de frutose. Todas as plantas produzem sacarose pela fotossíntese, um processo natural que transforma a luz do sol em energia vital. Entretanto, a cana e a beterraba são as únicas plantas que produzem sacarose suficiente para a produção industrial. Se produzido da cana ou da beterraba o resultado é o mesmo - açúcar puro.   Sacarose, mais comumente chamada de açúcar, é somente um dos adoçantes naturais encontrados em todas as plantas utilizadas como alimento. Esses adoçantes fazem parte de um grande grupo de substâncias chamadas de carboidratos.   O que é açúcar?   Açúcar é um carboidrato encontrado naturalmente em todas as frutas ou vegetais. É o principal produto da fotossíntese, processo usado pelas plantas para transformar a energia do sol em alimentos. Glicose e frutose são ligadas a planta na forma de sacarose, comumente chamada de “açúcar”. O açúcar ocorre em grandes quantidades na cana e na beterraba, que são usadas para produzir açúcar comercialmente. Os monossacarídeos e os dissacarídeos são geralmente denominados açúcares.   Como as plantas utilizam o açúcar?   Os açúcares são sintetizados pelas plantas para armazenar a energia que é essencial para suas vidas e seu crescimento. Os açúcares, quando arranjados, podem formar cadeias, responsáveis pela formação de suas folhas, tecidos e raízes. Nessas formas mais complexas são normalmente chamados de amidos.   De fato, esses açúcares mais complexos são a base da maioria dos nossos alimentos: raízes de vegetais como batatas e cenouras, por exemplo; sementes como arroz, trigo e milho; frutas como maçãs, laranjas e tomates; e folhas como alfaces e couve-flores.   Nosso paladar não reconhece esses açúcares mais complexos como doce, mas uma vez que são ingeridos, nosso organismo começa a desdobrá-los em açúcares mais simples, fornecendo-nos a energia de que necessitamos.   Esse desdobramento das moléculas mais complexas em moléculas mais simples, na verdade, começa nas próprias plantas antes mesmo de nós as comermos. Quando as frutas iniciam seu processo de maturação, parte das moléculas mais complexas se convertem nas mais simples, conferindo a elas o gosto doce que lhes é peculiar.   Todos esses alimentos a base de açúcar são conhecidos como carboidratos, nossa fonte preferida de energia.
1 5 1
A melhor resposta!
2013-11-04T20:21:54-02:00
Bem as plantas como sabemos produz seu próprio alimento, através de um processo chamado fotossíntese, e é através dela que as plantas obtém os açucares.
2 5 2