Respostas

2013-11-05T00:09:11-02:00
A literatura informativa é o mesmo que Quinhentismo, ou seja, é o primeiro período literário que ocorreu no Brasil. Essa literatrua consiste nas cartas descritivas que viajantes como Pero Vaz de Caminha escreviam para o rei de Portugal e os patrocinadores das grandes navegações, contando sobre as riquezas que os navegantes haviam encontrado no Brasil chamando atenção para as possibilidades de exploração.

2013-11-05T17:32:49-02:00
Literatura de informação – se justifica pelo fato de que o Brasil entrou tardiamente no ramo da escrita literária, visto que em terras europeias essa atividade já se desenrolara há mais de dois séculos. Dessa forma, tudo que aqui foi presenciado pelos visitantes recém-chegados serviu de inspiração para apenas o início, razão pela qual os escritos eram apenas classificados como documentos, mas nada oficializado.  

Assim, ao se interagir com as informações que aqui se mostram pertinentes, perceberá que mesmo a Carta de achamento do Brasil, que poderia oficializar essas manifestações em solo brasileiro, pertence, porém, à literatura portuguesa. Outro aspecto que também incidirá sobre suas percepções são os conhecimentos que o(a) acompanham em relação aos aspectos ligados à História, haja vista que as belezas da terra descoberta em muito contribuiu para que o colonizador se sentisse maravilhado, fatos esses expressivamente demarcados na própria carta, datada de 1º de maio de 1500, escrita por Pero Vaz de Caminha.