(Outra de literatura -_-' )
O Barroco teve como berço a Europa, mais precisamente em Roma. Sendo tal movimento artístico trazido ao Brasil pelos colonizadores, torna-se correto afirmar que:
a) a arte barroca no Brasil apresentou as mesmas características do Barroco europeu.
b) o Barroco era utilizado apenas em espaços religiosos.
c) sendo associado à religião católica, o Barroco.
d) influenciado pelo protestantismo, o Barroco assumiu outro posicionamento religioso no Brasil, mesmo com a presença dos jesuítas quando na colonização.
e) tal movimento se desenvolveu com as mesmas características, em todas as regiões brasileiras.

1

Respostas

2013-11-05T21:30:28-02:00
No Brasil, o Barroco teve início em 1601, com a publicação do poema épico Prosopopeia, de Bento Teixeira, o qual introduz em definitivo o modelo da poesia camoniana na literatura brasileira. 

Portugal estava em decadência nos últimos vinte e cinco anos do século XVI, o comércio tornava Lisboa a capital da pimenta, no entanto, a agricultura estava abandonada e as colônias portuguesas, inclusive o Brasil, não deram riquezas imediatas. Pouco tempo depois, com o desaparecimento de D. Sebastião, Filipe II da Espanha consolidou a unificação da Península Ibérica, o que possibilitou e favoreceu o avanço da Companhia de Jesus em nome da Contrarreforma, o que ocasionou a permanência de uma cultura praticamente medieval na península, enquanto o restante da Europa vivia as descobertas científicas de Galileu, Kepler e Newton, por exemplo.

É durante este quadro cultural europeu que o estilo Barroco surgiu, em meio à crise dos valores renascentistas, ocasionada pelas lutas religiosas e dificuldades econômicas. O contexto assimétrico e rebuscado do barroco, citado anteriormente, é reflexo do conflito do homem entre as coisas terrenas e as coisas celestiais, o homem e Deus, antropocentrismo (homem no centro) e o teocentrismo (Deus no centro), pecado e o perdão, enfim, constantes dicotomias.
A resposta mais apropriada seria a de letra C.
1 5 1