O gás propano de formula C3H8 é o principal componente GLP sigla que significa gas liquefeito de petroleo. Sua combustão na presença de oxigenio produz gás carbonico e agua. Considere a reação entre 88kg de gás propano com 400kg de gas oxigeno. Calcule o volume de gás carbonico em m³, medidos na CNTP e o numero de moleculas de agua produzidos nesse processo. ( Dados : massas molares H=1 C=12 O=16)

2

Respostas

A melhor resposta!
2013-11-05T17:55:24-02:00
C3H8 + 5O2------------>3CO2 +4H2O
44      160              132            72   
2000C3H8 +12500 O2---------->6000 CO2  +8000 H2O   + O2 EM EXCESSO
88 KG           400 KG --------->264 KG       +144 KG      +80 KG

1 MOL DE UM GÁS NA CNTP EQUIVALE A 22,4 L

1----------22,4L
6000----------X

X=134.400 L

1 M^3 = 1000 L
X       =134.400

LOGO O VOLUME NA CNTP  = 134,4 M^3  ; E O NÚMERO DE MOLÉCULAS DE H2O É 8000

1 5 1
2013-11-05T20:34:44-02:00
C3H8   +  5 O2    ==>   3 CO2   +   4 H2O

44g ---------------------------   132g
88 Kg --------------------------   x                      x = 264 Kg de O2

44g -----------------  22,4L
264000g -----------   x

x = 134.400 Litros   =   134,4 m3
1 3 1