1-Explique o papel que desempenhou o Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro durante o século XIX abordando o perfil de seus integrantes, as ideias que defendeu e o que afirmava a respeito da História(visão)

2-Comente a respeito do Instituto Histórico e Geográfico de Minas Gerais e o de São Paulo, indique ano de fundação, quem os integrava e as principais perspectivas ou versões da história que criaram (o que valorizaram e quais mitos criaram?). aproximadamente 15 linhas

1
Também preciso muito dessa resposta!!!!
somos duas
A 1ª é O Instituto desempenhou, no século XIX, um importante papel homogeneizador das elites políticas e intelectuais, contribuindo significativamente para a formação dos mitos e do imaginário da nacionalidade. A Revista do Instituto Histórico, que o IHGB publicou regularmente a partir de sua fundação, constituiu um destacado espaço de discussão de natureza política e cultural em torno de questões da organização social, de suas bases e conteúdo, durante o século XIX, provando ser uma fonte indis
Preciso também da 2
cont. da 1ª. durante o século XIX, provando ser uma fonte indispensável de análise dessa instituição e de sua produção acadêmica sobre o Brasil.

Respostas

2013-11-06T16:27:41-02:00
Os Institutos Históricos: do Patronato de D. Pedro II à construção do Tiradentes   Cláudia Regina Callari
Doutoranda da USP
    RESUMO
Este artigo analisa a trajetória do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro e do Instituto Histórico e Geográfico de Minas Gerais, observando-os no contexto de sua formação e atuação. A produção do saber e a elite política confundiam-se nos dois momentos, sendo que, durante o Império, a leitura da história reiterava a existência da Monarquia. Após 1889, caberia ao IHGMG a recuperação da Inconfidência Mineira sob o aspecto de modelo republicano fundador da História do Brasil. A produção didática reforçou, nos dois casos, a orientação oferecida pelos Institutos Históricos.
ão e fi
1 1 1