Redação de parágrafo argumentativo. Acabei de ver no Bom Dia Brasil: A Justiça suspendeu o feriado no dia da consciência negra na cidade de Curitiba. O repórter foi às ruas para coletar comentários dos transeuntes. Eis a fala de um jovem:

"O nosso país tem uma história tão longa de preconceito, de desrespeito, não é legal ter um feriado para lembrar disso".

A tarefa:

Se você concorda com a idéia do rapaz, desenvolva-a, apresentando argumentos embasados.

Se você discorda, tome a fala do rapaz e contra-argumente.

1
Essa proposta tem a carinha das redações da Unicamp

Respostas

2013-11-08T07:36:22-02:00
A fala do jovem tenta representa uma tentativa de se afastar da dor e a vergonha que os brasileiros têm deste aspecto de seu passado, a escravidão. Entretanto, ignorar o passado não altera o fato de que ele existiu, e até hoje deixa sequelas na sociedade brasileira. Isso é comprovado com dados estatísticos: pesquisas mostram que a média salarial das pessoas negras é mais baixa do que a das brancas; além disso, apesar de ser maioria na composição da população brasileira, a população negra é minoria nas universidades. Para que possamos construir um futuro melhor e superar essa triste herança, iniciativas como o feriado da consciência negra são indispensáveis, à medida que homenageando um símbolo da resistência negra, Zumbi dos Palmares, a reflexão é incentivada; lembra-se do que já foi conseguido conquistar, e do longo caminho que ainda é preciso percorrer para enfim se alcançar a igualdade racial no Brasil.
1 5 1
Mais tarde eu publico o parágrafo que eu escrevi para você avaliar :)
Legal Aline, publica sim :)