Respostas

A melhor resposta!
2013-11-06T20:13:53-02:00
Diretamente proporcionalComo saber a diferença entre uma conta :
Direta
Inversa
Se vc está se relacionando a grandezas  Diretamente proporcional e Inversamente proporcional é assim:

Diretamente proporcional :( aumenta de um lado aumenta do outro ou diminiu de um lado e diminui do outro. 
Nesse caso multiplica assim  em X

Ex: Relacionando tempo de viagem com distancia percorrida em Km
Tempo de viagem (horas)     Distancia ( km)
           2                                 80    aumenta a hora aumenta os Km percorridos
           3                                 x
O calculo fica :
2x = 80.3
2x = 240
x= 240 : 2
x= 120
             
Inversamente proporcional :( aumenta de um lado diminui do outro ou diminiu de um lado e aumenta  do outro. 
Nesse caso multiplica assim  em __________

Relacionando numero de operarios e tempo para fazer algum serviço
 Nº de operarios            Tempo ( dias)
       6                              15
      10                               x
Aqui aumenta o numero de operarios diminui o tempo de serviço
10x= 15. 6
10x = 90
x = 9 dias 
Deu para vc entender?

1 5 1
2013-11-06T20:22:33-02:00
Diretamente proporcional eh qndo as grandezas almentam ou diminuem na mesma proporção e inversamente proporcionais eh qndo uma aumenta e a outra diminui na mesma proporção. 
entendeu?