Com relação ao sistema endócrino e aos fatores que interagem na formação e estruturação dos ossos, foram feitas as seguintes afirmações:

I. A calcitonina, produzida pela tireoide, é um hormônio que estimula a deposição de cálcio nos ossos, reduzindo sua concentração no sangue.
II. O paratormônio é produzido pelas glândulas paratireoides e possui função contrária à calcitonina, ou seja, retira cálcio dos ossos e aumenta a sua concentração no plasma sanguíneo.
III. A hipófise controla a produção dos hormônios da tireoide por feedback negativo através do hormônio TSH.

Estão corretas:a)
I, II e III; b) I e III; c) I e II; d) II e III; e) Somente I.

1

Respostas

2013-11-07T14:27:22-02:00
Nas células eucarióticas, há uma grande quantidade de sequências de DNA que não são expressas em RNA ou em proteínas, não sendo, portanto, convertidas em produtos funcionais. Grande parte do DNA que especifica o RNA mensageiro constitui os íntrons dentro dos genes. Descobertos em 1977, por Berget, os introns são regiões dos genes que não codificam qualquer proteína, embora façam parte da transcrição inicial. Como veremos a seguir, eles separam, uma das outras, sequências de DNA que codificam para proteínas conhecidas como éxons.Nesse caso, como mostra a figura abaixo, todo o gene, conhecido como gene em mosaico, contendo éxons e íntrons, é transcrito em uma longa molécula de RNA (pré-RNAm), dotada de éxons e íntrons. Em seguida, ocorre remoção dos íntrons, o que reduz o tamanho do RNA inicial. Finalmente, os éxons se ligam, formando o RNAm funcional ou maduro, que, contendo apenas segmentos codificadores (éxons), migra para o citoplasma, onde vai ser traduzido em cadeia polipetítidica.