Faça uma equação de 1° grau para resolver este problema:

A idade de um pai é igual ao triplo da idade de seu filho.Calcule essas idades, sabendo que juntos tem 60 anos.

2
x=idade do pai
y=idde do filho

x=3y
x+y=60 ->3y+y=60 -->4x=60 -->y=15

-->x=3y=3*15=45

Respostas

A melhor resposta!
2013-11-07T18:23:13-02:00

Esta é uma Resposta Verificada

As Respostas verificadas contém informações confiáveis, garantidas por um time de especialistas escolhido a dedo. O Brainly tem milhões de respostas de alta qualidade, todas cuidadosamente moderadas pela nossa comunidade de membros, e respostas verificadas são as melhores de todas.
 

 { P + F = 60
 { P = 3F

 3F + F = 60 
 4F = 60 -----> F = 15 anos tem o filho

Pai ---> 15 * 3 = 45 anos tem o pai
2 5 2
Obrigada,Diego, pela votação. Abraços
Obrigado eu, pela ótima resposta.
2013-11-07T18:42:34-02:00
A idade de um pai é igual ao triplo da idade de seu filho.Calcule essas idades, sabendo que juntos tem 60 anos.
x= idade do pai
y = idade do filho
 
I)  x= 3y
II) x+y=60
Substituindo a I equação na II
3y + y = 60
4y= 60
y= 60/4
y= 15 idade do filho

x=3y
x= 45 idade do pai