Respostas

A melhor resposta!
2013-11-07T21:25:45-02:00

Esta é uma Resposta Verificada

As Respostas verificadas contém informações confiáveis, garantidas por um time de especialistas escolhido a dedo. O Brainly tem milhões de respostas de alta qualidade, todas cuidadosamente moderadas pela nossa comunidade de membros, e respostas verificadas são as melhores de todas.
Uma corda de uma circunferência é um segmento de reta interno à circunferência, que une dois pontos distintos da circunferência.

A corda que passa pelo centro da circunferência é a maior possível e recebe o nome de diâmetro.
4 4 4
2013-11-07T21:27:01-02:00
Corda 

Dada uma circunferência de centro O a pontos A, B, C e D pertencentes a ela, temos os seguintes elementos: AB e CD. 
Os segmentos AB e CD têm suas extremidades nessa circunferência. Dizemos que os segmentos determinados por dois pontos quaisquer da circunferência são cordas da circunferência.




Raio 

Distância compreendida entre o centro e a extremidade da circunferência.



Diâmetro 

Com base na figura anterior note que o segmento CD (corda) passa pelo centro da circunferência e se transforma no diâmetro da circunferência, também chamado de corda máxima. 

Diâmetro da circunferência 

É fácil perceber que a medida do diâmetro é o dobro da medida do raio. Se chamarmos D a medida do diâmetro e r a medida do raio, temos a seguinte relação: 
D = 2 * r 

Arco 

Considere agora esta circunferência:



Observe que os pontos A e B dividem a circunferência em duas partes. Cada uma dessas partes é chamada arco de circunferência.
Corda 
Dada uma circunferência de centro O a pontos A, B, C e D pertencentes a ela, temos os seguintes elementos: AB e CD. 
Os segmentos AB e CD têm suas extremidades nessa circunferência. Dizemos que os segmentos determinados por dois pontos quaisquer da circunferência são cordas da circunferência.




Raio 

Distância compreendida entre o centro e a extremidade da circunferência.



Diâmetro 

Com base na figura anterior note que o segmento CD (corda) passa pelo centro da circunferência e se transforma no diâmetro da circunferência, também chamado de corda máxima. 

Diâmetro da circunferência 

É fácil perceber que a medida do diâmetro é o dobro da medida do raio. Se chamarmos D a medida do diâmetro e r a medida do raio, temos a seguinte relação: 
D = 2 * r 

Arco 

Considere agora esta circunferência:



Observe que os pontos A e B dividem a circunferência em duas partes. Cada uma dessas partes é chamada arco de circunferência.
3 3 3