Na Unidade 1 estudamos sobre a temática do bullying. Diante das nossas discussões, podemos entender corretamente que:
I. No ambiente socioeducacional a questão do relacionamento entre professores e alunos é um fator secundário para o desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem.
II. Diferentemente da brincadeira ingênua que ocorre sem a intenção de ferir o outro, o bullying é um ato de violência que se apresenta com atitudes hostis que ferem intencionalmente a dignidade e a integridade física e psicológica da vítima.
III. Nas relações cotidianas, convivemos com a diversidade de estilos e de personalidades humanas. Essa diversidade implica sempre numa relação harmoniosa.

Alternativas
1 - Apenas a alternativa I está correta
.
2 - Apenas a alternativa II está correta.
3 - Apenas as alternativas I e II estão corretas.
4 - Apenas a alternativa III está correta
.
5 - Apenas as alternativas I e III estão corretas.
Questão 2:Estudamos na Unidade I que a autoestima é a postura que cada pessoa tem em relação a si mesma. Tal questão pode influenciar o ambiente social e moral da sala de aula. Qual ou quais elementos se relacionam como a autoestima?
Alternativas
1 - comportamental e emotivo
.
2 - comportamental, apenas.
3 - afetivo, apenas.4 - Cognitivo, apenas.
5 - Cognitivo, emotivo e comportamental.
Questão 3:Diante dos estudos realizados e os vídeos tematizadores apresentados ao longo da Unidade 1, qual alternativa abaixo é a correta?
Alternativas
1 - A afetividade é um tema irrelevante para o desenvolvimento de estratégias de enfrentamento ao bullying, já que é um dos fatores que possibilita ao educador afastar-se do aluno e compreender as causas do seu comportamento.
2 - A comunidade educativa na qual a afetividade é levada a sério terá maiores problemas para formar sujeitos capazes de saber lidar com seus sentimentos e também com os sentimentos dos outros.
3 - A autonomia é um conceito importante quando consideramos o desenvolvimento e a aprendizagem do aluno. Porém, ser autônomo significa seguir regras impostas de forma arbitrária
.
4 - A maneira pela qual o educador desempenha seu papel enquanto autoridade (ou referência) constituída, já que o aluno ainda não desenvolveu plenamente sua autonomia, é particularmente importante, dado que o aluno com frequência o imita na interação com seus pares.
5 - O princípio da autonomia não é um dos aspectos importantes para a construção da moralidade e formação ética, pois impede a construção de uma relação estreita com o desenvolvimento intelectual do aluno.
Questão 4: Podemos afirmar corretamente que:
I - que o bullying gera efeitos consideráveis no processo de aprendizagem e no desenvolvimento cognitivo, emocional e físico.
II – o bullying quando vivenciado pela criança ou pelo adolescente no ambiente escolar gera um clima de insegurança e de medo.
III - Os bullies demonstram tardiamente interações pelas quais percebe-se habilidades de intimidação.
IV - Aos adultos cabe o dever de agir, de prevenir, atenuar ou até mesmo impedir o bullying agindo diretamente sobre os fatores que podem legitimá-lo ou até mesmo banalizá-lo.
V - A violência ou a agressão ocorre porque temos um conjunto muito reduzido de opções ou a sensação de uma única opção diante de um conflito.
Alternativas
1 - Apenas um item está correto.
2 - Apenas dois itens estão corretos.
3 - Apenas três itens estão corretos.
4 - Apenas quatro itens estão corretos.
5 - Todos os itens estão corretos.
Questão 5:Estudamos na Unidade I que em uma sociedade capitalista a competição é um fator característico das relações e interações sociais. Quais das atitudes abaixo relacionadas promovem a mentalidade da competição?
I – os alunos concentram-se em si mesmo e não na comunidade.
II – os alunos sentem que o fim justifica os meios.
III – o aluno compartilha e coopera consigo e com os colegas.
IV – o aluno demonstra desinteresse e o aborrecimento com as atividades menos intensas, não-competitivas.
V- o aluno não cria vínculos e distorce a interação com os outros, que são vistos como competidores.
Assinale, a alternativa que apresenta a quantidade correta de atitudes que promovem a mentalidade da competição.
Alternativas
1 - Apenas quatro itens apresentam as atitudes que promovem a mentalidade da competição.
2 - Apenas três itens apresentam as atitudes que promovem a mentalidade da competição.
3 - Apenas dois itens apresentam as atitudes que promovem a mentalidade da competição.
4 - Apenas um item apresenta a atitude que promove a mentalidade da competição.
5 - Todos os itens apresentam as atitudes que promovem a mentalidade da competição.

2

Respostas

2013-11-08T16:02:08-02:00
Questão 1, sobre o bullying: a alternativa correta é a 2 (Apenas a II está correta).
5 1 5
Questão 2: a resposta certa é a 5. (Observação: a afetividade deveria estar inclusa na resposta correta, pois é um fator com características particulares em relação aos demais citados).
2013-11-08T20:40:24-02:00
1) 2
2) 5
3) 4
4) 5
5) 2
1 2 1
CORRIGIR AS RESPOSTA.
As respostas dadas por mim estão corretas para as questões 1 e 2, não precisam ser corrigidas.