Eu tenho um dever de filosofia pra terça-feira (11 de novembro) e o meu professor passou 5 redações pra mim fazer com os os seguintes temas:
1-O que é a liberdade?
2-O que é a verdade?
3-O que é a mente?
4-O que é a ilusão?
5-O que é o tempo?
Eu preciso que vocês me ajudem à faze-las,só me deem algumas dicas sobre as cinco redações por favor.
Obrigada desde já.

2

Respostas

2013-11-08T18:58:39-02:00
Há dois conceitos-chave usados para a terminologia "LIBERDADE"": positiva e negativa. A LIBERDADE NEGATIVA, remonta filosoficamente a HOBBES, determina a liberdade como não-interferência do ESTADO sobre o Homem, esse modelo e suas variantes tem viés liberal: só se é livre quando não há impedimentos. A LIBERDADE POSITIVA, definida por Isaiah Berlin, é usualmente a encontrada em autores socialistas: instrumentos e recursos que permitem ao HOMEM determinar e concretizar suas aspirações pessoais: só é livre quem tem meios concretos para isso e, o ESTADO, é co-responsável na viabilização dos meios e da igualdade mínima necessária para que todos sejam livres igualmente.
Em ambos os casos há implicações a serem discutidas sobre os limites da responsabilidade humana em torno da efetiva liberdade individual no universo coletivo.    
A melhor resposta!
2013-11-08T19:17:19-02:00
Liberdade - Capacidade natural de escolher seus objetivos conscientemente. Verdade - Ausência da ignorância, visão metafísica e abstrata de um ideal único que não pode ser duvidado e apenas alcançado por uma mente perfeita. Mente - ambiente abstrato produzido pelo cérebro e suas capacidades de cognição, imaginação, cogitação, etc. Ilusão - Enganos cometidos pelos sentidos, também relacionado a sentimentos enganosos, é a capacidade humana ou animal de si enganar. Refletindo a fragilidade da mente humana para alcançar a tal "verdade". Tempo - Tempo é uma ilusão produzida pelos nossos estados de consciência à medida em que caminhamos através da duração eterna.(fonte: Eu e Newton) Espero ter ajudado um pouco.
1 5 1