Respostas

2013-11-10T14:49:51-02:00
Foi um movimento, ocorrido em 1945, de pessoas que queriam a permanência de Vargas no poder. Essas pessoas defendiam o adiamento das eleições presidenciais e a organização de uma Assembleia Nacional Constituinte, além do lançamento da candidatura de Vargas.
Para as camadas nais pobres, Getúlio era como um "pai", pois foi ele quem estabeleceu as Leis Trabalhistas, dando vários direitos inéditos aos trabalhadores brasileiros.
1 4 1
2013-11-10T15:33:15-02:00
O queremismo foi um movimento político realizado em 1945, com objetivo de defender a permanência de Getúlio Vargas na presidência da república, cujo slogan era: "Queremos Getúlio!', nesse período o país vivia uma fase de ditadura com a implantação do Estado Novo, e as insatisfações com as atitudes do governo começaram a surgir cabendo ao exército depor o então presidente. Surgindo então este movimento que lutava por uma redemocratização através da criação de uma assembleia constituinte com Getúlio. O movimento além da massa popular contava com o apoio de partidos políticos como o Partido Comunista do Brasil que já havia sido colocado na ilegalidade. O fato de Getúlio Vargas ser um presidente populista e pela sua maneira de governar deu a ele o titulo de " pai dos pobre e mãe dos ricos" pois atendia os interesses tanto das camadas mais pobres quanto das oligarquias, por isso era importante para essas classes a permanência de Getúlio no governo, final ele foi responsável pela criação das principais leis trabalhistas e dos direitos socias que se encontram em vigor até hoje.  Espero ter ajudado.
1 5 1