Respostas

2013-04-08T23:41:11-03:00

O valor do trabalho humano na sociedade atual
A sociedade atual vem sofrendo inúmeras alterações em seu bojo, fruto tanto das alterações sociais como das alterações econômicas, estas com maior intensidade nos últimos anos, em virtude da dinamização dos mercados internacionais.
Falar em alterações econômicas, é falar sobre algumas consequências inevitáveis do pensamento acerca das relações de produção que se desenvolvem no seio das sociedades contemporâneas, notadamente àquelas centradas no capitalismo.
O vocábulo trabalho tem origem em uma expressão latina, formada pelas palavras tri palium, que etimologicamente significa três paus, e faz referência a um instrumento de tortura utilizado na antigüidade.
Partindo desse pressuposto é que o leitor observará que no início o trabalho era sempre relacionado a uma atividade de menor valor. Basta lembrarmos que ele era deixado para os escravos ou, segundo a visão judaica, servia para designar uma pena ou provação pela qual a pessoa necessariamente haveria de passar.
Em um grande salto histórico encontraremos, a partir de Hegel e Marx a noção de trabalho como o conjunto das atividades humanas mediante as quais o homem visava a transformar a natureza e a si próprio. Passou a ser tido, assim, como atividade eminentemente humana. Em todo o mundo animal apenas o homem pode exercer a atividade denominada trabalho, entendida como aquela deliberadamente exercida em prol de uma finalidade específica e consciente.
É indiscutível que a assombrosa alteração nas relações de produção, com o advento das novas tecnologias e a necessidade de imprimir-se maior competitividade às empresas trouxe também profundas alterações na relação trabalho e capital. É preciso, contudo, pararmos para refletirmos sobre como tem se dado no mundo do trabalho as alterações trazidas pela economia de mercado.
O trabalho desenvolvido pelo homem pode ser pensado, organizado, programado e executado de diferentes formas.

8 3 8