Respostas

2013-11-12T12:21:10-02:00
Um cisto no ovário é uma bolsa cheia de líquido que se forma sobre ou dentro do ovário.
CausasTodo mês, durante o ciclo menstrual, um folículo (onde o óvulo está se desenvolvendo) cresce no ovário. Na maioria dos meses, um óvulo é liberado deste folículo (o que chamamos de ovulação). Se o folículo não conseguir abrir e liberar o óvulo, o líquido permanece dentro dele e origina um cisto. Isto é chamado de cisto folicular.Um outro tipo de cisto, chamado de cisto de corpo lúteo, ocorre após o óvulo ter sido liberado de um folículo. Esses geralmente contêm uma pequena quantidade de sangue.Os cistos no ovário são comuns e ocorrem com mais frequência durante a idade fértil da mulher (da puberdade até a menopausa). Os cistos ovarianos são menos frequentes após a menopausa.Não foram descobertos fatores de risco.Cisto funcional não é a mesma coisa que tumores ou cistos de ovário (inclusive câncer de ovário) decorrentes de situações hormonais como a doença ovariana policística.O uso de medicamentos para fertilidade pode provocar a hiperestimulação dos ovários, na qual múltiplos cistos grandes são formados nos ovários. Estes geralmente desaparecem após a menstruação ou após a gravidez.
Tratamento:
Os cistos ovarianos funcionais geralmente não necessitam de tratamento. Eles geralmente somem depois de 8 a 12 semanas sem tratamento.Pílulas anticoncepcionais podem ser prescritas durante 4 a 6 semanas. Seu uso a longo prazo pode diminuir o surgimento de novos cistos no ovário. As pílulas não diminuem o tamanho dos cistos já presentes no ovário, que geralmente desaparecem sozinhos.Um cisto no ovário é uma bolsa cheia de líquido que se forma sobre ou dentro do ovário.
Os tipos de cirurgia para cistos no ovário são:Laparotomia exploradoraLaparoscopia pélvica para remoção do cisto ou do ovário