Respostas

2013-11-12T10:59:54-02:00
Bem o sol é sim a maior fonte de energia do planeta Terra,pois além ele fornece energia luminosa também fornece energia térmica(calor),e sem este a Terra seria um planeta escuro e frio !
9 4 9
2013-11-12T16:53:19-02:00
A energia solar é uma das fontes de energia que existe em nosso planeta, ou em nosso Sistema Solar. Este tipo de energia é importante não pela aplicação, mas pela possibilidade de formação de outras fontes de energia.

É responsável pela produção de ventos e o petróleo tem sua origem de formação derivada da ação da energia solar.

É uma energia limpa, não poluente, confiável, racional, que não requer manutenção e não consome nenhum combustível. Por essas razões, pode ser utilizada em inúmeras aplicações. No Brasil, onde somos privilegiados pelo Sol, existem milhares de instalações para eletrificação rural, cercas elétricas, bombeamento de água e telecomunicações que usam Energia Solar Fotovoltaica.

A energia solar deveria ser mais bem empregada, pois o território brasileiro se encontra em uma área de grande concentração de raios solares, o que possibilita uma economia no uso de energia elétrica proveniente de usinas hidrelétricas. É uma fonte de energia inesgotável.

É uma das alternativas energéticas mais promissoras para enfrentarmos os desafios do novo milênio.

Utilizar a energia solar remonta aos tempos antigos. Arquimedes incendiou navios romanos concentrando sobre eles raios solares refletidos por espelhos. Lavoisier construiu um forno solar com uma lente de aproximadamente 1,5m de diâmetro e conseguiu obter a temperatura de 1700°C.

O sol é a resposta para a questão do abastecimento energético no futuro.

Tipos de Energia Solar:
Os métodos de captura da energia solar classificam-se em diretos ou indiretos:

Direto – significa que há apenas uma transformação para fazer da energia solar um tipo de energia utilizável pelo homem. 
• A energia solar atinge uma célula fotovoltaica criando eletricidade.

• A energia solar atinge uma superfície escura e é transformada em calor. 


Indireto – significa que precisará haver mais de uma transformação para que surja energia utilizável.
• Sistemas que controlam automaticamente cortinas, de acordo com a disponibilidade de luz do Sol.


Vantagens e Desvantagens da Energia Solar:
Vantagens:
• A energia solar não polui durante seu uso.

• Necessitam de manutenção mínima.

• Os painéis solares são a cada dia mais potentes ao mesmo tempo seu custo vem decaindo.

• Em países tropicais, como o Brasil, a utilização da energia solar é viável em praticamente todo o território (país), sua utilização ajuda a diminuir a demanda energética.

• É a fonte alternativa ideal, especialmente por algumas características básicas: é abundante, permanente, renovável a cada dia, não polui nem prejudica o ecossistema e é gratuita.

Desvantagens:
• Existe variação nas quantidades produzidas de acordo com o clima. Obriga que existam meios de armazenamento da energia produzida durante o dia em locais onde os painéis solares não estejam ligados à rede de transmissão de energia.

Energia Solar no Mundo:
O maior produtor é o Japão, seguido da Alemanha e Estados Unidos.

No Brasil, embora a geração de energia solar ainda seja pequena, estima-se que a produção gere anualmente cerca de 20 milhões de megawatts-hora de eletricidade, o suficiente para abastecer 15 mil residências de dois cômodos.

Mas consciência ecológica para o consumo de energias limpas e necessidade de abastecer locais remotos, distantes das redes de eletricidade convencionais, não são únicos fatores de incentivo à energia solar.

Prevê que, até o ano de 2050, metade da energia usada no mundo virá de fontes renováveis, como luz solar, ventos, biomassa, e água corrente.

10 4 10