Respostas

A melhor resposta!
2013-04-09T17:50:08-03:00

 Entre fins da idade média e meados da idade moderna

1 5 1
2013-04-09T18:18:54-03:00

Seu surgimento sustenta-se a partir da definição de seu objeto de estudo: a educação. O progresso da educação não poderia se fundamentar só com experiências do dia-a-dia e conjecturas dos pensadores. Era necessário o surgimento de uma ciência que desse a esse objeto de estudo, uma sustentação científico-tecnológico.

A Pedagogia tem uma longa história. Surge (século XIX) como ciência no momento dela ser um reflexo da manifestação social objetiva da educação. Na Antiguidade, ela tem sido encerrada em complexas apreciações sobre o mundo e o homem (Por exemplo, em Aristóteles). No Feudalismo e no Capitalismo, a Pedagogia vai-se diferenciando paulatinamente, em correspondência com a necessidade social, da Teologia e da Filosofia. No século XVI e no século XVII, nasce o primeiro sistema pedagógico como resultado da divisão, do até então estreito vínculo entre a Teologia e a Filosofia. Esta é a expressão e o resultado da luta da burguesia florescente contra o Feudalismo.

 

11 1 11