Os plebeus conquistaram muitos direitos políticos por meio da recusa de lutar nas guerras de expansão. No entanto, ao final da República a massa de plebeus empobrecida sofria com o desemprego, a falta de terras e a marginalização. Porque, apesar das conquistas políticas, os plebeus pobres estavam nessa situação?

1

Respostas

2013-11-14T00:45:31-02:00
Olhe,  o processo de marginalização dos plebeus, o qual foi resultado do grande "empobrecimento"  dos pequenos proprietários de terra e da expansão do escravismo, deixando esta classe sem terras e sem emprego
Basicamente por:

  1º-Pois, os 
proprietários de terra começaram a falir-se no momento que houve o surgimento dos latifúndios . As terras anexadas ao Estado, através das conquistas possuíam o status de "ager publicus", destinadas aos camponeses. No entanto o patriciado acaba apossando-se destas terras e ampliando o leque de seu poder.

  2º-E, sobre a expansão do escravismo, foi causada basicamente pela evolução das guerras, as quais, a cada termino, se obtinha mais e mais pessoas escravas das regiões conquistadas (moradores daquela certa região a qual perdera certas batalhas)

Como resultado de todas essa marginalização dos plebeus e do grande desenvolvimento do escravismo, com isto houve um enorme êxodo rural, tornando as cidades superpovoadas, contribuindo para uma onda (de grande porte) de fome, epidemias e violência.
Para controlar esta grande massa urbana, o Estado inicia a Política do Pão e Circo - a distribuição de alimentos e diversão gratuita. Com isto, o Estado romano impedia as manifestações em favor de uma reforma para uma atualização agrária.

Espero ter ajudado Flávia

Att Kleller Lima 
12 4 12