Respostas

A melhor resposta!
2013-11-14T15:15:56-02:00
 \frac{180}{2880}

Simplifcada fica:
 \frac{180:2}{2440:2}= \frac{90}{1440}

 \frac{90:}{1440:2} =  \frac{45}{720}

 \frac{45:3}{720:3}= \frac{15}{240} 


 \frac{15:3}{240:3}= \frac{5}{80}

 \frac{5:5}{80:5} =  \frac{1}{16}

Espero ter lhe ajudado'
1 5 1
2013-11-14T15:25:48-02:00
Para saber é só você dividir o numerador e o denominador por um divisor comum (maior que 1) de ambos até a fração ficar irredutível, ou seja, sem condições de ser simplificada.
Vejamos:
   180   : 2 90                      
  2880  : 2     1440
Ainda dá para dividir:
   90   : 2  =  45                                 
 1440  : 2     720
Vamos dividir agora por 3:
  45   : 3  =    15    
 720  : 3       240  
Ainda dá para dividir:
   15   : 3 =   5
  240  : 3     80  
Vamos dividir agora por 5.
   5  :   5   =   1       
  80 :   5       16     
Agora não tem mais como simplificar.
Esse passo a passo pode ser encurtado se for dividir por um divisor maior, no caso por  180, que é divisor dos dois números.
   180    :  180   =     1                                                                                    
  2880   :   180        16
Resposta:  
   1   
  16