Respostas

2013-11-14T20:17:41-02:00
Comece nas algas, briófitas,pteridófitas,gimnospermas e termine nas angiospermas......
só citei a ordem de evolução
2013-11-14T21:16:39-02:00

O REINO PLANTAE

O reino das plantas representa um grupo importante para a biosfera.

Representado por seres pluricelulares, eucariontes e autótrofos.

De acordo com a sua estrutura, desenvolvimento e reprodução as plantas podem ser divididas em quatro grupos especiais:

* Briófitas: É representado principalmente pelos musgos e hepáticas. Apresentam uma importante função ecológica, especialmente quando ocupam o papel de espécie pioneira em um ecossistema. Elas  possuem como principal característica a ausência de vasos condutores de seiva e estruturas primitivas e não verdadeiras chamadas de rizoides, cauloides e filoides. Na sua reprodução ocorre primeiramente a fecundação, onde o gameta masculino (anterozoide) deve nadar até o gameta feminino (oosfera), produzindo o esporófito cujos esporos caem e germinam. A fase de gametófito é duradoura.

* Pteridófitas: É representado principalmente pelas samambaias, avencas e samambaiçus. Na época do surgimento dos répteis, por exemplo, boa parte da vegetação era formada por pteridófitas. Elas possuem como principal característica a existência de vasos condutores de seiva. Apresentam uma reprodução por meio dos esporos e ciclo da vida caracterizado pela alternância de gerações. Nesse ciclo, o esporófito é a fase duradoura e os esporos  são produzidos na parte inferior dessas plantas. Esse processo pode ser observado em determinadas  épocas do ano pela formação de pontos escuros, os soros. Nos soros, encontram-se  os esporos que darão origem a uma nova planta. Quando os esporos das samambaias são liberados no ambiente e encontram condições favoráveis, eles germinam e originam o prótalo, o gametófito das pteridófitas. O prótalo produz os gametas, assim os anterozoides (gametas masculinos) devem nadar até o gameta feminino, a oosfera. Por isso as pteridófitas, assim como as briófitas, dependem da água para a fecundação. Após a fecundação, um novo esporófito se desenvolve e recomeça o ciclo.

* Gimnospermas: É representado principalmente pelos pinheiros, cicadácias e sequoias. As suas principais características é a presença de vasos condutores de seiva, independência da água para a fecundação, apresentam sementes e estruturas reprodutivas chamadas de cones ou estróbilos. No cone feminino origina o tubo polínico, que vai levar o gameta masculino até a oosfera. Após a fecundação há a formação do zigoto que se desenvolve e origina o embrião que fica protegido no interior das sementes.

* Angiospermas: Seus principais representantes são as plantas frutíferas, tais como: mangueira, abacateiro... Suas principais características é a presença de flores, frutos e sementes. E sua reprodução é semelhante a das gimnospermas.