02 João gasta 1/3 do seu salário no aluguel do apartamento onde mora e 2/5 do que lhe sobra em alimentação, ficando com R$ 480,00 para as demais despesas. Portanto, o salário de João é igual a:
A) R$ 1.200,00;
B) R$ 1.500,00;
C) R$ 1.800,00;
D) R$ 2.100,00;
E) R$ 2.400,00.

2

Respostas

A melhor resposta!
2013-11-15T16:02:45-02:00

Esta é uma Resposta Verificada

As Respostas verificadas contém informações confiáveis, garantidas por um time de especialistas escolhido a dedo. O Brainly tem milhões de respostas de alta qualidade, todas cuidadosamente moderadas pela nossa comunidade de membros, e respostas verificadas são as melhores de todas.
Vamos somar os gastos de João:
1  +  2 = 
3      5
mmc (3, 5) = 15
5 + 6 = 11  ----> equivale aos gastos de João
  15      15 
 4   foi o que sobrou -----> equivale a 480.           
15        
15 ---> equivale ao total do salário de João =
15
480 : 4 x 15 =
120 x 15 = 
1800
Resposta: R$ 1.800,00 ---> Letra C

6 4 6
A resposta do Guther está perfeita, porém se em uma prova do ENEM vc fizer um montante deste tamanho, vai te consumir muito tempo. Há situações que é preciso simplificar
Pra mim ta excelente
;P
me desculpem, não quis ofender
de boua.
2013-11-15T16:03:01-02:00

Esta é uma Resposta Verificada

As Respostas verificadas contém informações confiáveis, garantidas por um time de especialistas escolhido a dedo. O Brainly tem milhões de respostas de alta qualidade, todas cuidadosamente moderadas pela nossa comunidade de membros, e respostas verificadas são as melhores de todas.
0,4  -  480
1    -    x 
x=1200

0,667 -  1200
 1      -   x
x= 1800,00
1 5 1