Respostas

2013-04-09T21:40:59-03:00

Na verdade os indígenas são caracterisados basicamente por suas artes e pinturas na pele , e também pelo uso de muitos elementos da natureza como remédios e objetos usados em seus dia-a-dia .

1 2 1
A melhor resposta!
2013-04-09T21:42:58-03:00

RESUMO
Este é um relato de parte do processo de formação dos professores que atum nas
comunidades indígenas do baixo rio Xingu, assistidas pela Secretaria de Educação do
município de Altamira – PA, através do seu Departamento de Educação Indígena. Na
oportunidade, procuramos apresentar algumas propostas de ensino-aprendizagem da
matemática, baseada na ação pedagógica de um professor pesquisador, visando usar os
conhecimentos tradicionais indígenas como matriz de compreensão da matemática escolar.
APRESENTAÇÃO
O curso de formação dos professores que atuam nas comunidades indígenas do
baixo rio Xingu, é uma das realizações do projeto EDUCIMAT – Formação para
Professores de Ciências e Matemáticas, organizado pelo Núcleo de Apoio ao
Desenvolvimento Científico (NPADC), da Universidade Federal do Pará (UFPA). Esse
evento de formação contou com o apoio da sua Secretaria de Educação, através do seu
Departamento de Educação Indígena. Participaram do curso 25 educadores e 8
coordenadores pedagógicos, todos atuantes nas áreas indígenas. Todos contratados pela
Secretaria Municipal de Educação de Altamira.
A distribuição da carga horária foi baseada na pedagogia da alternância, comum
aos cursos de Educação no campo, sendo assim distribuídas: 50 horas presenciais e 30
horas para realização de atividades com a comunidade, quando serão coletados dados sobre
as práticas tradicionais, utilizadas como matriz de compreensão da matemática escolar. 2
Durante o curso foram discutidos: o perfil do professor que atua nas comunidades
indígenas, enfatizando a formação de um professor pesquisador da sua prática pedagógica,
um investigador das relações entre cotidiano e currículo escolar. A partir de um olhar mais
sensível às praticas tradicionais, o educador pode pensar um processo de escolarização
mais centrado nas necessidades da comunidade.
Durante o curso foram realizadas diversas dinâmicas de integração e atividades
lúdicas, além da leitura de textos e debates. Como atividade para o tempo comunidade, foi
proposto que os professores fizessem registros das suas atuações como educadores, para
posteriores análises e proposições de ações pedagógicas e elaboração de projetos de
pesquisa.
A PROPOSTA DO CURSO
O curso visou discutir os processos de ensino-aprendizagem da Matemá

1 5 1